Imagem do Cabeçalho
Serviço Social
(Bacharelado - DISTÂNCIA)
Habilitação Bacharelado

Turno DISTÂNCIA

Duração 8 Semestre

O curso de Serviço Social tem por objetivo formar profissionais competentes e compromissados com sólidos conhecimentos teórico-práticos, lutando pela defesa, garantia e ampliação dos direitos sociais. Com capacidade de examinar, analisar e interpretar a sociedade capitalista. A formação do assistente social implica a compreensão crítica dos problemas sociais, trabalhando sempre pela emancipação humana. Cabe ao profissional o domínio de um conjunto de teorias, métodos e procedimentos ético políticos e metodológicos para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Formação
O curso de Serviço Social busca a formação de profissionais com competência crítica e propositiva para atuar nas várias expressões da questão social, com capacidade de promover o exercício pleno de cidadania, com competências técnicas e ético-políticas para atuar no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

COORDENAÇÃO DO CURSO
Imagem;

Ivana Guimarães Lodi

Coordenador Titular

Graduada em Pedagogia e em História pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá, especialista em Didática para Modernidade, Metodologia do Ensino Superior, Educação para as relações étnico-raciais e Ética e com mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Têm vários cursos de aperfeiçoamento. Têm vários artigos publicados em revistas, periódicos e capítulos de livro e é autora do livro: "Um olhar sobre formadores de formadores - Histórias de vida". Autora de material didático para EaD nas seguintes disciplinas: Educação e Trabalho; Filosofia da Educação; Filosofia e Sociologia I; Filosofia e Sociologia II; Filosofia e Sociologia; Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação; História e Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Teoria do Currículo; Ética. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia de 2009 a 2017. Foi presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação de 2009 a 2017. É professora titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ, lecionando as disciplinas de Ética, Filosofia, Sociologia aplicada e Antropologia além das disciplinas para a formação do pedagogo. É professora na pós graduação - especialização do UNIARAXÁ. Atualmente é Coordenadora do Curso de História - Licenciatura em EaD e coordenadora do curso de Pós-graduação - Docência Universitária em EaD. Também é Coordenadora Pedagógica da EaD da instituição como uma das professoras responsáveis pela qualidade do processo. Trabalhou na Universidade para a melhor idade - UNISÊNIOR, do UNIARAXÁ, com a disciplina de Temas contemporâneos, durante 2 anos e meio e foi coordenadora deste programa durante dois anos. É coordenadora geral de TCC nesta instituição e editora da Revista científica: Evidência - olhares e pesquisa em saberes educacionais. Foi professora de pós- graduação na Universidade Presidente Antônio Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história de vida, identidade, ética, cidadania, filosofia e sociologia. Foi professora do Ensino Médio e orientadora educacional no Colégio Dom Bosco de Araxá - Escola salesiana.

ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018, publicada 10/05/2018 Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

Portaria 1097 de 20/12/2022, publicada no DOU n. 240, em 22/12/2022, seção 1, pág. 144

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:

  • Conselho Estadual

    Conselho Federal

    Data da última atualização das informações

    08/04/2024

    TE: Teórica PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
    Trabalho e Sociabilidade 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 0 20 - - - 20 20

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Introdução ao Serviço Social 78 2 80 - - - - 80
    Economia 78 2 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78 2 80 - - - - 80
    Formação Sócio-Histórica do Brasil 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 0 20 - - - 20 20

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Trabalho Profissional – Direcionamento Teórico-Prático 78 2 80 - - - - 80
    Ética Profissional e Legislação 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES DE EXTENSÃO I 0 0 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social – Processo de Construção da Profissão 78 2 80 - - - - 80
    Estatística 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 0 30 - - - 30 30

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social – Reconceituando a Profissão 78 2 80 - - - - 80
    Filosofia e Sociologia – Princípios Gerais 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES DE EXTENSÃO II 0 0 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Desenvolvimento Capitalista e Questão Social 78 2 80 - - - - 80
    Teoria Política e Direito 78 2 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Antropologia 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES DE EXTENSÃO III 0 0 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Filosofia e Sociologia 78 2 80 - - - - 80
    Política Social – Trajetória Brasileira 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 0 20 - - - 20 20

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Trabalho Profissional – Conceituando Mediação Social 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado I 0 0 150 - - 150 - 150

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Família, Segmentos Populacionais e Políticas Sociais 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES DE EXTENSÃO IV 0 0 60 - - - - 60

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Política Social – Contemporaneidade e suas transformações 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado II 0 0 150 - - 150 - 150

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social - A Intenção de Ruptura Profissional 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado III 0 0 150 - - 150 - 150

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Pesquisa Social 78 2 80 - - - - 80
    Política de Saúde e Processos de Trabalho do Assistente Social 78 2 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    TCC – Trabalho de Conclusão de Curso 78 2 80 - 80 - - 80
    Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social – Perspectivas Contemporâneas 78 2 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Psicologia 78 2 80 - - - - 80
    Gestão em Serviço Social 78 2 80 - - - - 80

    Doutor - Ana Paula Nassif Tondato da Trindade

    anapaulatrindade@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes
    Laboratórios utilizados pelo Curso
    Horários

    Encontre as atividades do curso na modalidade Presencial.

    Horários EAD

    Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.

    ACQG

    A Avaliação de Controle de Qualidade da Graduação (ACQG) é uma avaliação institucional realizada semestralmente, oferecendo uma análise detalhada e contínua sobre a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Ela auxilia no desenvolvimento acadêmico, identificando áreas de melhoria e promovendo uma educação de excelência.

    Biblioteca

    A Biblioteca oferece uma ampla gama de recursos e materiais de apoio para os alunos. Explore os serviços e acervos disponíveis.

    INSCREVA-SE!

    Preencha seus dados para receber valores de investimento e uma consultoria completa sobre o curso!

    1. Dados pessoais
    2. CURSO SELECIONADO
    3. FORMA DE INGRESSO
    Tradicional
    Agendado
    ENEM
    Portador de Diploma
    4. Contato
    Desejo receber informações sobre o processo seletivo do UNIARAXÁ e estou ciente e de acordo com a Política de Privacidade?
    5. Finalizar