![Imagem do Cabeçalho](http://novo.uniaraxa.edu.br/wp-content/uploads/2023/12/AdobeStock_50246021-scaled.jpeg)
Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
(Lato Sensu - DISTÂNCIA)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/16.png)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/17.png)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/18.png)
O curso oferece formação pedagógica, no sentido de qualificar os gestores e coordenadores da Educação Básica ou de Escolas de Ensino Profissionalizante, ou candidatos a essa função, para atuar frente às demandas da gestão escolar e pedagógica, pois encontram-se cada vez mais diversificadas e complexas, na realidade educacional brasileira. É composto por um conjunto de conhecimentos organizado em diferentes ações da coordenação e da gestão escolar. Está organizado com base nos conceitos mais atuais e em teorias pedagógicas e de gestão que dão sustentação ao trabalho educacional e é composto por atividades de ensino e aprendizagem à distância.
Formação
O perfil idealizado para o egresso do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, objetiva a formação de um profissional capaz de:
•Atuar na gestão escolar, criando espaços participativos fundados no respeito mútuo e no respeito à trajetória dos profissionais e aos saberes dos estudantes;
•Atuar na coordenação pedagógica, amparado/a por conhecimentos e recursos para enfrentar o cotidiano escolar com seus desafios, movimentos e processos, compreendendo o seu papel na rede de relações que permeiam a vida da escola.
•Promover por meio da sua atuação a ênfase na relação dos conhecimentos científicos com o contexto social em que atua, estabelecendo relações entre estado, sociedade, ciência, tecnologia, trabalho, cultura, formação humana e educação;
•Conhecer as prerrogativas para um bom sistema de gestão escolar, alimentando o processo educativo por meio de uma visão crítico-reflexiva, com atitude orientada para o avanço dos resultados da escola;
•Orientar o processo de ensino e de aprendizagem a partir da problematização, contextualização, interdisciplinaridade, vivenciando uma pedagogia inclusiva, que sabe orientar-se na diferença dos sujeitos;
•Liderar equipes com propósitos claros, objetivos, bem dimensionados, capaz de enfrentar os desafios constantes, reconhecendo avanços e necessidades pedagógicas da instituição.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Dilma Dutra Borges de Castro
Coordenador Titular
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 011/2020 de 26/06/2020 - Centro Universitário
ATO DE RECONHECIMENTO:
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:
TE:
Teórica
PR:
Prática
SU:
Subtotal
IN:
Integrador
T:
TCC
ES:
Estágio
AT:
Atividade Complementar
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Ambientação EaD | 0 | 0 | 10 | - | - | - | - | 10 |
Fundamentos Históricos Sociais da Educação Brasileira | 0 | 0 | 46 | - | - | - | - | 46 |
Fundamentos Epistemológicos e Psicopedagógicos | 0 | 0 | 46 | - | - | - | - | 46 |
Gestão de Pessoas e Equipes no Contexto da Escola | 0 | 0 | 46 | - | - | - | - | 46 |
Gestão Pedagógica e a Realidade Escolar | 0 | 0 | 46 | - | - | - | - | 46 |
Planejamento da Escola na Perspectiva do Diretor e Coordenador Pedagógico | 0 | 0 | 46 | - | - | - | - | 46 |
Gestão Estratégica Aplicada à Gestão Escolar | 0 | 0 | 46 | - | - | - | - | 46 |
Qualidade do Ensino e Avaliação Institucional | 0 | 0 | 46 | - | - | - | - | 46 |
Educação e Novas Tecnologias | 0 | 0 | 46 | - | - | - | - | 46 |
Laboratórios utilizados pelo Curso
Atividades do Curso