![Imagem do Cabeçalho](http://novo.uniaraxa.edu.br/wp-content/uploads/2024/03/Depositphotos_21187717_original-scaled.jpg)
História
(Licenciatura - DISTÂNCIA)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/16.png)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/17.png)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/18.png)
O curso de Licenciatura em História do UNIARAXÁ preocupa-se em formar alunos que sejam capazes de desempenhar competências nas diversas áreas da educação, sendo profissionais atentos e críticos, com olhar para a importância da História no entendimento e na busca constante de oferecer mecanismos educativos de qualidade.
Formação
O profissional formado em Licenciatura em História além de poder dar aula na educação básica, também pode atuar em algumas outras áreas:
•Preservação do patrimônio histórico - Preparar, selecionar, identificar e organizar documentos históricos para acervos de museus e de centros de documentação.
•Levantamento de dados e produção de textos em editoras e produtoras - A indústria literária e cinematográfica tem crescido nas produções de materiais que contam nossa trajetória. O profissional de história será responsável por pesquisar sobre os assuntos e materiais necessários para a realização dos trabalhos audiovisuais e ou acervos literários.
•Atuar em museus - Ser responsável pela manutenção, cuidado, pesquisa das obras e artefatos, levando à sociedade a ter um encontro com a nossa história.
•Memória empresarial - Responsável por pesquisar a história de instituições, empresas e mercado para preparar livros, artigos e ou reportagens sobre o negócio.
•Docência - O profissional também pode lecionar para a educação superior ou em cursos pré-vestibulares sobre a história geral, do Brasil ou temas sobre sua especialização.
•Elaboração de materiais didáticos – Produção de material didático para cursos em Educação corporativa, Educação à distância, Contextos históricos, dentre outros.
•Pesquisa acadêmica ou de empresas – Colaborando para a preservação da Memória histórica.
•Analista ou colunista de meios de comunicação.
•Gestão de documentos e coleções.
•Consultoria de produções culturais.
•Historiografia corporativa.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Ivana Guimarães Lodi
Coordenador Titular
Graduada em Pedagogia e em História pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá, especialista em Didática para Modernidade, Metodologia do Ensino Superior, Educação para as relações étnico-raciais e Ética e com mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Têm vários cursos de aperfeiçoamento. Têm vários artigos publicados em revistas, periódicos e capítulos de livro e é autora do livro: "Um olhar sobre formadores de formadores - Histórias de vida". Autora de material didático para EaD nas seguintes disciplinas: Educação e Trabalho; Filosofia da Educação; Filosofia e Sociologia I; Filosofia e Sociologia II; Filosofia e Sociologia; Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação; História e Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Teoria do Currículo; Ética. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia de 2009 a 2017. Foi presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação de 2009 a 2017. É professora titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ, lecionando as disciplinas de Ética, Filosofia, Sociologia aplicada e Antropologia além das disciplinas para a formação do pedagogo. É professora na pós graduação - especialização do UNIARAXÁ. Atualmente é Coordenadora do Curso de História - Licenciatura em EaD e coordenadora do curso de Pós-graduação - Docência Universitária em EaD. Também é Coordenadora Pedagógica da EaD da instituição como uma das professoras responsáveis pela qualidade do processo. Trabalhou na Universidade para a melhor idade - UNISÊNIOR, do UNIARAXÁ, com a disciplina de Temas contemporâneos, durante 2 anos e meio e foi coordenadora deste programa durante dois anos. É coordenadora geral de TCC nesta instituição e editora da Revista científica: Evidência - olhares e pesquisa em saberes educacionais. Foi professora de pós- graduação na Universidade Presidente Antônio Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história de vida, identidade, ética, cidadania, filosofia e sociologia. Foi professora do Ensino Médio e orientadora educacional no Colégio Dom Bosco de Araxá - Escola salesiana.
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 029/2020 de 19/10/2020 - Conselho Universitário
ATO DE RECONHECIMENTO:
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:
TE:
Teórica
PR:
Prática
SU:
Subtotal
IN:
Integrador
T:
TCC
ES:
Estágio
AT:
Atividade Complementar
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
História da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Filosofia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão I | 0 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Sociologia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução aos Estudos Históricos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Teoria da História e Historiografia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão II | 0 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História Antiga | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Didática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão III | 0 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
História Medieval | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Avaliação da Aprendizagem | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão IV | 0 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
História da Arte | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Teoria do Currículo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Metodologia e Prática do Ensino de História | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão V | 0 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
História Moderna | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História da América I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Historiografia Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
História das Religiões | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História da América II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História do Brasil Colônia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
História do Brasil Império | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
LIBRAS | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio I | 0 | 0 | 140 | - | - | 140 | - | 140 |
Atividades de Extensão VI | 0 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
História Contemporânea | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História do Brasil República | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Metodologia da Pesquisa em História | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Ética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio II | 0 | 0 | 140 | - | - | 140 | - | 140 |
Atividades de Extensão VII | 0 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Ensino de História: Debates e tendências historiográficas | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio III | 0 | 0 | 120 | - | - | - | - | 120 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
História do Patrimônio cultural | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 78 | 2 | 80 | - | 80 | - | - | 80 |
Atividades de Extensão VIII | 0 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
![](https://files.uniaraxa.edu.br/assets/apps/lms/img/5378-20208.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/carlos-henrique-freitas.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/7/debora-rieira-dias-tavares.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/7/juliana-de-oliveira-correa.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/maria-celeste-moura-andrade.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2017/7/prof-nelio.jpg)
Laboratórios utilizados pelo Curso
Atividades do Curso