Conteúdo(1) | Navegação(2) | Acessibilidade(3) | Alto Contraste(4) | Mapa do Site(5) | Idiomas (6) |
Fontes Aa(-) Aa(+)
Imagem do Cabeçalho
Educação Especial e Inclusiva

Licenciatura

8 Semestres

Licenciatura DISTÂNCIA
Sobre o Curso
Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais), reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; reiterando, também, os princípios defendidos pelo UNIARAXÁ, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê, entre outros, a (re) construção de projetos de curso tendo como referência um conceito de currículo abrangente que permita uma inovação e que incorpore atividades externas à sala de aula, no sentido de formar profissionais com competências necessárias à atuação, com qualidade, num mundo em constante transformação.
Formação
O UNIARAXÁ propõe aos seus graduandos uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificando-os para o exercício profissional em seu campo de atuação. Para tal, o discente deve: -Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; -Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação; -Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional; -Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; -Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; -Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; -Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; -Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; -Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento; -Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social; -Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo; -Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso; -Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica; -Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos; -Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.

COORDENAÇÃO DO CURSO
Imagem

Juliana de Oliveira Corrêa

Coordenador Titular

CONVERSE COM A COOREDENAÇÃO
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação aprendizagem, professor, aluno, gestão, empresa, qualidade, aprendizagem, ética, empresa e escola,educação infantil, postura,escola,professor.
TE: Teórica PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
História da Educação 78 2 80 - - - - 80
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 78 2 80 - - - - 80
Didática 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos 78 2 80 - - - - 80
Sociedade, Educação, Cultura e Identidade 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Libras 78 2 80 - - - - 80
Fases do Desenvolvimento humano nas teorias: motora, cognitiva afetiva e social 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Psicomotricidade 78 2 80 - - - - 80
Teorias do Currículo 78 2 80 - - - - 80
Atividades de Extensão I 0 0 50 - - - - 50

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
Pedagogia Gestora 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
Atividades de Extensão II 0 0 50 - - - - 50

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Organização do Pensamento Lógico-Matemático e suas Dificuldades - a discalculia 78 2 80 - - - - 80
Aspectos Linguísticos da Leitura e da Escrita e suas dificuldades - disgrafia, disortografia, dislexia 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
Atividades de Extensão III 0 0 50 - - - - 50
Deficiência Visual: Fundamentos e Metodologias 78 2 80 - - - - 80
Ensino da Língua Portuguesa para Surdos 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias 78 2 80 - - - - 80
Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
Atividades de Extensão IV 0 0 50 - - - - 50

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva 78 2 80 - - - - 80
Atendimento Educacional Especializado (AEE) 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Artes, Jogos e Música na Educação Especial 78 2 80 - - - - 80
Aprendizagem Motora 78 2 80 - - - - 80
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
Atividades de Extensão V 0 0 40 - - - - 40

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva 78 2 80 - - - - 80
Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Educação e TEA - Transtornos do Espectro Autista 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado I - As Instituições Educativas 0 0 120 - - 120 - 120

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
Atividades de Extensão VI 0 0 40 - - - - 40
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado II - Ênfase em Surdez 0 0 140 - - 140 - 140

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Eletiva 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado III - Ênfase em Deficiências Múltiplas 0 0 140 - - 140 - 140

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
Atividades de Extensão VII 0 0 40 - - - - 40
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 78 2 80 - - - - 80

Doutor - Ana Paula Nassif Tondato da Trindade

anapaulatrindade@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes

Mestre - Carla Madalena Santos

carlasantos@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes

Mestre - Fabíola Cristina Melo

fabiolamelo@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes

Graduado - Fernanda de Mello Macedo

fernandamacedoaft@gmail.com Currículo Lattes

Mestre - Ivana Guimarães Lodi

ivanalodi@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes

Mestre - Juliana de Oliveira Corrêa

julianacorrea@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes

Doutora - Maria Celeste de Moura Andrade

celestemoura@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes

Doutor - Nélio Martins Araújo

nelioaraujo@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes

Especialista - Silvia Catarine Ávila de Souza

silviasouza@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes
Laboratórios utilizados pelo Curso
Horários

Encontre as atividades do curso na modalidade Presencial.


Horários EAD

Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.

Horários EAD

Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.

ACQG

A Avaliação de Controle de Qualidade da Graduação (ACQG) é uma avaliação institucional realizada semestralmente, oferecendo uma análise detalhada e contínua sobre a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Ela auxilia no desenvolvimento acadêmico, identificando áreas de melhoria e promovendo uma educação de excelência.

Biblioteca

A Biblioteca oferece uma ampla gama de recursos e materiais de apoio para os alunos. Explore os serviços e acervos disponíveis.

Informações
Habilitação Licenciatura

Turno DISTÂNCIA

Duração 8 Semestre


ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 008/2020 de 07/05/20 Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:

  • Conselho Estadual

    Conselho Federal

    Data da última atualização das informações

    08/04/2024

    Faça sua inscrição

    Nosso time de consultores entrará em contato com você o mais breve possível.

    1. Dados pessoais
    2. CURSO SELECIONADO
    3. FORMA DE INGRESSO
    4. Contato
    Desejo receber informações sobre o processo seletivo do UNIARAXÁ e estou ciente e de acordo com a Política de Privacidade?
    5. Finalizar
    adopt controller