Sobre o Curso
Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais), reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; reiterando, também, os princípios defendidos pelo UNIARAXÁ, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê, entre outros, a (re) construção de projetos de curso tendo como referência um conceito de currículo abrangente que permita uma inovação e que incorpore atividades externas à sala de aula, no sentido de formar profissionais com competências necessárias à atuação, com qualidade, num mundo em constante transformação.
Formação
O UNIARAXÁ propõe aos seus graduandos uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificando-os para o exercício profissional em seu campo de atuação. Para tal, o discente deve: -Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
-Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação;
-Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional;
-Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
-Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
-Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
-Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
-Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
-Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
-Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
-Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
-Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
-Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Juliana de Oliveira Corrêa
Coordenador Titular
CONVERSE COM A COOREDENAÇÃO
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação aprendizagem, professor, aluno, gestão, empresa, qualidade, aprendizagem, ética, empresa e escola,educação infantil, postura,escola,professor.
TE:
Teórica
PR:
Prática
SU:
Subtotal
IN:
Integrador
T:
TCC
ES:
Estágio
AT:
Atividade Complementar
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
História da Educação |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Didática |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Sociedade, Educação, Cultura e Identidade |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Libras |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Fases do Desenvolvimento humano nas teorias: motora, cognitiva afetiva e social |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Psicomotricidade |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Teorias do Currículo |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades de Extensão I |
0 |
0 |
50 |
- |
- |
- |
- |
50 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Pedagogia Gestora |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Atividades de Extensão II |
0 |
0 |
50 |
- |
- |
- |
- |
50 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Organização do Pensamento Lógico-Matemático e suas Dificuldades - a discalculia |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Aspectos Linguísticos da Leitura e da Escrita e suas dificuldades - disgrafia, disortografia, dislexia |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Atividades de Extensão III |
0 |
0 |
50 |
- |
- |
- |
- |
50 |
Deficiência Visual: Fundamentos e Metodologias |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Ensino da Língua Portuguesa para Surdos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Atividades de Extensão IV |
0 |
0 |
50 |
- |
- |
- |
- |
50 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atendimento Educacional Especializado (AEE) |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Artes, Jogos e Música na Educação Especial |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Aprendizagem Motora |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Atividades de Extensão V |
0 |
0 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Educação e TEA - Transtornos do Espectro Autista |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio Supervisionado I - As Instituições Educativas |
0 |
0 |
120 |
- |
- |
120 |
- |
120 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Atividades de Extensão VI |
0 |
0 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio Supervisionado II - Ênfase em Surdez |
0 |
0 |
140 |
- |
- |
140 |
- |
140 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Eletiva |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio Supervisionado III - Ênfase em Deficiências Múltiplas |
0 |
0 |
140 |
- |
- |
140 |
- |
140 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Atividades de Extensão VII |
0 |
0 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Laboratórios utilizados pelo Curso
Horários
Encontre as atividades do curso na modalidade Presencial.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
ACQG
A Avaliação de Controle de Qualidade da Graduação (ACQG) é uma avaliação institucional realizada semestralmente, oferecendo uma análise detalhada e contínua sobre a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Ela auxilia no desenvolvimento acadêmico, identificando áreas de melhoria e promovendo uma educação de excelência.
Biblioteca
A Biblioteca oferece uma ampla gama de recursos e materiais de apoio para os alunos. Explore os serviços e acervos disponíveis.
Informações
Habilitação
Licenciatura
Turno
DISTÂNCIA
Duração
8 Semestre
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 008/2020 de 07/05/20
Centro Universitário
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:
Data da última atualização das informações
08/04/2024