Sobre o Curso
O curso de Engenharia Civil tem como objetivo formar profissionais capazes de projetar, gerenciar e executar todas as etapas de uma construção ou reforma. O engenheiro desse ramo opera na projeção e idealização de obras na área de construção civil. Sua atuação inclui a análise da viabilidade técnica e econômica, a especificação de matérias para a execução das obras, análise das características do solo, entre outras. Em canteiros de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e segurança. Para possibilitar uma formação generalista ao aluno, o curso procura intensificar as atividades práticas. Desse modo, privilegia o uso de laboratórios como forma de complementar a base teórica oferecida ao graduando. O curso do UNIARAXÁ permite ao aluno que ele desenvolva um perfil inovador que o permita atuar com responsabilidade social e espírito criativo, valorizando as necessidades da sociedade.
Formação
A formação do profissional é de engenheiro civil. As atividades que pode exercer são, basicamente, as seguintes: engenheiro projetista, geralmente estabelecido em centros urbanos, executor de projetos ligados às diversas áreas de conhecimento específico; engenheiro de obras, responsável pela execução das obras projetadas em escritórios, as quais podem ser implantadas no campo (barragens, estradas) ou nos centros urbanos (construção de edifícios, residências); engenheiro de fiscalização, contratado pelo cliente (normalmente o Governo) para fiscalizar obras executadas por terceiros (normalmente uma empreiteira); engenheiro consultor, profissional contratado para emitir pareceres e propor soluções quanto a questões técnicas ligadas a projeto ou execução de obras; engenheiro vinculado ao ensino e à pesquisa, que tem como atribuições a formação de novos profissionais e o desenvolvimento da tecnologia. O campo de atuação desses profissionais.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Ernandes Resende da Silva Júnior
Coordenador Titular
CONVERSE COM A COOREDENAÇÃO
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2019). Especialização em Docência Universitário pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2021). Experiência como professor roteirista para as disciplinas EaD (Ciência e Tecnologia de Materiais; Geologia e Mecânica dos Solos; Instrumentação e Metrologia) dos cursos de Engenharia. Experiência na área de Gerenciamento de Obras residenciais e comerciais e elaboração de projetos arquitetônicos e complementares. Atualmente, atua como Engenheiro Coordenador para empresa de manutenção rodoviária. Professor Titular nos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Planalto de Araxá desde 2022, atuando tanto nas modalidades presenciais e à distância, em disciplinas voltadas a Planejamento Urbano, Gerenciamento de Projetos e Obra, Materiais de Construção, Tecnologias de Construção, Técnicas Construtivas, Produção Cientifica e Informática Aplicada à Construção Civil
TE:
Teórica
PR:
Prática
SU:
Subtotal
IN:
Integrador
T:
TCC
ES:
Estágio
AT:
Atividade Complementar
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Empreendedorismo |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Engenharia e Profissão |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Leitura e Produção de Textos |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Atividades Complementares |
0 |
0 |
20 |
- |
- |
- |
20 |
20 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Gestão Ambiental |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Economia |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Engenharia de Segurança e Ergonomia |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Princípios de Matemática |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Química Geral |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividade de Extensão I |
0 |
0 |
60 |
- |
- |
- |
- |
60 |
Cálculo Integral e Diferencial de Função de uma Variável |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Lógica de Programação |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Física |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Geometria Analítica e Álgebra Linear |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Cálculo Integral e Diferencial de Função de Várias Variáveis |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Desenho Técnico |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividade de Extensão II |
0 |
0 |
60 |
- |
- |
- |
- |
60 |
Probabilidade e Estatística |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Desenho Universal |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Ciência e Tecnologia de Materiais |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Projeto Auxiliado por Computador |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Termodinâmica e Ondulatória |
32 |
8 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Mecânica e Resistência dos Materiais |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividade de Extensão III |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Fenômenos de Transporte |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Elétrica e Eletromagnetismo |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Desenho Arquitetônico |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Hidráulica e Drenagem Pluvial |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Materiais de Construção |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividades de Extensão IV |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Saneamento Ambiental |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Topografia |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estática |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Geologia e Mecânica dos Solos |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Técnicas Construtivas |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Análise Estrutural – Estruturas Isostáticas |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividades de Extensão V |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Instalações Hidrossanitárias, de Gás e de Combate a Incêndios |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Planejamento e Orçamentação |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Hidrologia e Drenagem |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Geotecnia – Características dos Solos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Concreto Armado – Vigas e Lajes |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Concreto Armado – Pilares e Lajes Especiais |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estruturas Metálicas e de Madeira |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Análise Estrutural – Estruturas Hiperestáticas |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Instalações Elétricas |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Pontes e Grandes Estruturas |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Projeto e Construção de Estradas |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades Complementares |
0 |
0 |
20 |
- |
- |
- |
20 |
20 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Fundações e Obras de Contenção |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Geotecnia – Barragens de Terra |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Estágio Curricular em Engenharia I |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
80 |
- |
80 |
Projeto Final de Curso - PFC |
0 |
0 |
80 |
- |
80 |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Estágio Curricular em Engenharia II |
0 |
0 |
80 |
- |
80 |
- |
- |
80 |
Sistemas de Transportes |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Laboratórios utilizados pelo Curso
Laboratório de Ergonomia, Segurança do Trabalho, Acústica, Conforto Térmico e Luminotécnica.
Laboratório de Física e Metrologia
Laboratório de Hidráulica e Processos de Engenharia
Laboratório de Informática II
Laboratório de Informática III
Laboratório de Informática IV
Laboratório de Informática V
Laboratório de Processos de Fabricação
Laboratório de Química e Bioquímica
Laboratório de Saneamento
Laboratório Materiais de Construção
Laboratório Multidisciplinar
Pista de Atletismo e Campo de Futebol
Horários
Encontre as atividades do curso na modalidade Presencial.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
ACQG
A Avaliação de Controle de Qualidade da Graduação (ACQG) é uma avaliação institucional realizada semestralmente, oferecendo uma análise detalhada e contínua sobre a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Ela auxilia no desenvolvimento acadêmico, identificando áreas de melhoria e promovendo uma educação de excelência.
Biblioteca
A Biblioteca oferece uma ampla gama de recursos e materiais de apoio para os alunos. Explore os serviços e acervos disponíveis.
Informações
Habilitação
Bacharelado
Turno
DISTÂNCIA
Duração
10 Semestre
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18
Centro Universitário
ATO DE RECONHECIMENTO:
Portaria 189 de 04/07/23, publicada no DOU em 05/07/2023, seção 1, pág. 39
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:
Data da última atualização das informações
08/04/2024