Sobre o Curso
A Engenharia Elétrica contribui de forma intensa no progresso da sociedade. É uma área com um extenso campo de atuação, que abrange a engenharia tradicional com o estudo e aplicação de eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo; bem como a contribuição para o desenvolvimento de novas tecnologias para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, telefonia e transmissão de dados.
O curso tem por finalidade a formação de profissionais habilitados para planejar, construir e manter sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, também a execução de projetos e construção de usinas de geração de energia (usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleares).
O UNIARAXÁ oferece o curso com duração de 5 anos e visa formar profissionais aptos para atender às necessidades do mercado, acompanhando sempre as inovações tecnológicas com ética e responsabilidade social.
Formação
O profissional formado em Engenharia Elétrica poderá atuar na construção civil, automação, fornecimento de energia elétrica, comunicação e eletrônica.
A formação básica compreende disciplinas de Matemática (Cálculos, Álgebra Linear e Geometria Analítica), Física, Química e Computação. Na formação específica, o engenheiro eletricista construirá conhecimentos para projetar e especificar materiais, dispositivos, componentes, máquinas e equipamentos elétricos, de potência, magnéticos, eletromecânicos, de instrumentação e de aquisição de dados.
O profissional de Engenharia Elétrica poderá atuar no estudo, planejamento, projeto, instalação, operação e manutenção de instalações elétricas, de sistemas de medição e de instrumentação, no acionamento de máquinas, de iluminação, de descargas atmosféricas e aterramento, de gestão de fontes de energias alternativas e renováveis. Além de coordenar, supervisionar, fiscalizar, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, prestar consultorias, efetuar perícias, vistorias e avaliações de atividades relacionadas com sua formação.
No mercado de trabalho, o Engenheiro Eletricista é habilitado para trabalhar em concessionárias de energia elétrica; em empresas de telecomunicação, automação e controle (industrial e predial); como projetista de instalações elétricas industriais, comerciais e prediais; em estudos e definição do potencial energético de bacias hidrográfica e de outras fontes alternativas e renováveis de energia; na análise, formulação e simulação de sistemas computacionais; em fabricantes de máquinas e equipamentos elétricos; como pesquisador e desenvolvedor de novos produtos e tecnologias; como docente em universidades.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Alfredo de Paulo Andrade Filho
Coordenador Titular
CONVERSE COM A COOREDENAÇÃO
Alfredo de Paulo Andrade Filho, possui Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás - UFG, é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU e em Engenharia Civil pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá. Atualmente, é aluno de Doutorado do curso de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialista em Engenharia Elétrica, Engenharia de Automação, Engenharia de Avaliações e Perícias, Engenharia de Manutenção Industrial e Engenharia de Segurança. Possui experiência como professor do Curso de Engenharia de Automação no CEFET Araxá-MG, de 2011 a 2015. Atualmente, é o Coordenador em regime parcial, no curso de Engenharia Elétrica EAD do Centro Universitário do Planalto de Araxá.
TE:
Teórica
PR:
Prática
SU:
Subtotal
IN:
Integrador
T:
TCC
ES:
Estágio
AT:
Atividade Complementar
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Empreendedorismo |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Engenharia e Profissão |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Leitura e Produção de Textos |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Atividades Complementares |
0 |
0 |
20 |
- |
- |
- |
20 |
20 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Gestão Ambiental |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Economia |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Engenharia de Segurança e Ergonomia |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Princípios de Matemática |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Química Geral |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividade de Extensão I |
0 |
0 |
60 |
- |
- |
- |
- |
60 |
Cálculo Integral e Diferencial de Função de uma Variável |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Lógica de Programação |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Física |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Geometria Analítica e Álgebra Linear |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Cálculo Integral e Diferencial de Função de Várias Variáveis |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Desenho Técnico |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividade de Extensão II |
0 |
0 |
60 |
- |
- |
- |
- |
60 |
Probabilidade e Estatística |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Desenho Universal |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Ciência e Tecnologia de Materiais |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Projeto Auxiliado por Computador |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Termodinâmica e Ondulatória |
32 |
8 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Mecânica e Resistência dos Materiais |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividade de Extensão III |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Fenômenos de Transporte |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Elétrica e Eletromagnetismo |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Cálculo Numérico Computacional |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Gestão Energética |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Sistemas de Informações Gerenciais |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Medidas Elétricas e Materiais Elétricos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Circuitos Elétricos |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Eletromagnetismo |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Análise de Circuitos Elétricos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Eletrônica |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Conversão Eletromecânica de Energia |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Análise de Sinais e Sistemas Lineares |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Sistemas de Controle |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Máquinas Elétricas |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Sistemas Digitais |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividade de Extensão IV |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Instalações Elétricas |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Eletrônica de Potência |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Princípios de Comunicação |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Sistemas Elétricos de Potência |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades Complementares |
0 |
0 |
20 |
- |
- |
- |
20 |
20 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Atividade de Extensão V |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Inteligência Artificial |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Proteção de Sistemas Elétricos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Estágio Curricular em Engenharia I |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
80 |
- |
80 |
Projeto Final de Curso - PFC |
0 |
0 |
80 |
- |
80 |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Instrumentação e Automação Industrial |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio Curricular em Engenharia II |
0 |
0 |
80 |
- |
80 |
- |
- |
80 |
Laboratórios utilizados pelo Curso
Laboratório de Processos de Fabricação
Horários
Encontre as atividades do curso na modalidade Presencial.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
ACQG
A Avaliação de Controle de Qualidade da Graduação (ACQG) é uma avaliação institucional realizada semestralmente, oferecendo uma análise detalhada e contínua sobre a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Ela auxilia no desenvolvimento acadêmico, identificando áreas de melhoria e promovendo uma educação de excelência.
Biblioteca
A Biblioteca oferece uma ampla gama de recursos e materiais de apoio para os alunos. Explore os serviços e acervos disponíveis.
Informações
Habilitação
Bacharelado
Turno
DISTÂNCIA
Duração
10 Semestre
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 009/2021 de 25/03/2021 Centro Universitário
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:
Data da última atualização das informações
08/04/2024