UNIARAXÁ | Centro Universitário do Planalto de Araxá | Graduação e Pós-Graduação Presencial e EAD Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica – Centro Universitário do Planalto de Araxá

Imagem do Cabeçalho
Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
(Lato Sensu - DISTÂNCIA)
Habilitação Lato Sensu

Turno DISTÂNCIA

Duração Semestre

O curso oferece formação pedagógica, no sentido de qualificar os gestores e coordenadores da Educação Básica ou de Escolas de Ensino Profissionalizante, ou candidatos a essa função, para atuar frente às demandas da gestão escolar e pedagógica, pois encontram-se cada vez mais diversificadas e complexas, na realidade educacional brasileira. É composto por um conjunto de conhecimentos organizado em diferentes ações da coordenação e da gestão escolar. Está organizado com base nos conceitos mais atuais e em teorias pedagógicas e de gestão que dão sustentação ao trabalho educacional e é composto por atividades de ensino e aprendizagem à distância.
Formação
O perfil idealizado para o egresso do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, objetiva a formação de um profissional capaz de: •Atuar na gestão escolar, criando espaços participativos fundados no respeito mútuo e no respeito à trajetória dos profissionais e aos saberes dos estudantes; •Atuar na coordenação pedagógica, amparado/a por conhecimentos e recursos para enfrentar o cotidiano escolar com seus desafios, movimentos e processos, compreendendo o seu papel na rede de relações que permeiam a vida da escola. •Promover por meio da sua atuação a ênfase na relação dos conhecimentos científicos com o contexto social em que atua, estabelecendo relações entre estado, sociedade, ciência, tecnologia, trabalho, cultura, formação humana e educação; •Conhecer as prerrogativas para um bom sistema de gestão escolar, alimentando o processo educativo por meio de uma visão crítico-reflexiva, com atitude orientada para o avanço dos resultados da escola; •Orientar o processo de ensino e de aprendizagem a partir da problematização, contextualização, interdisciplinaridade, vivenciando uma pedagogia inclusiva, que sabe orientar-se na diferença dos sujeitos; •Liderar equipes com propósitos claros, objetivos, bem dimensionados, capaz de enfrentar os desafios constantes, reconhecendo avanços e necessidades pedagógicas da instituição.

COORDENAÇÃO DO CURSO
Imagem

Dilma Dutra Borges de Castro

Coordenador Titular


ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 011/2020 de 26/06/2020 - Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:

  • Resolução CNE/CES número 4,de 13 de julho de 2005
    "Intitui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, Bacharelado, e da outras providências."
  • Conselho Estadual

    http:cramg.org.br/

    Conselho Federal

    http://www.cfa.org.br

    TE: Teórica PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Ambientação EaD 0 0 10 - - - - 10
    Fundamentos Históricos Sociais da Educação Brasileira 0 0 46 - - - - 46
    Fundamentos Epistemológicos e Psicopedagógicos 0 0 46 - - - - 46
    Gestão de Pessoas e Equipes no Contexto da Escola 0 0 46 - - - - 46
    Gestão Pedagógica e a Realidade Escolar 0 0 46 - - - - 46
    Planejamento da Escola na Perspectiva do Diretor e Coordenador Pedagógico 0 0 46 - - - - 46
    Gestão Estratégica Aplicada à Gestão Escolar 0 0 46 - - - - 46
    Qualidade do Ensino e Avaliação Institucional 0 0 46 - - - - 46
    Educação e Novas Tecnologias 0 0 46 - - - - 46
    Laboratórios utilizados pelo Curso
    Atividades do Curso

    INSCREVA-SE!

    Preencha seus dados para receber valores de investimento e uma consultoria completa sobre o curso!

    1. Dados pessoais
    2. CURSO SELECIONADO
    3. FORMA DE INGRESSO
    Agendado
    ENEM
    Portador de Diploma
    4. Contato
    Desejo receber informações sobre o processo seletivo do UNIARAXÁ e estou ciente e de acordo com a Política de Privacidade?
    5. Finalizar