Sobre o Curso
Formar gestores para atuarem na área pública e organizações privadas prestadoras de serviço público, no contexto das transformações socioculturais, buscando promover o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de proporcionar melhoria de qualidade e efetividade no serviço público.
Formação
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública visa formar ou atualizar profissionais para o desempenho de tarefas próprias de administração pública, tendo como diferencial competitivo o conhecimento de técnicas de gestão pública de última geração. O curso aborda as diversas formas de intervenção no serviço público, aliando a teoria à prática, com predominância no saber fazer. Informação e conhecimento são fatores fundamentais para o sucesso do gestor público, pois permitem que ele analise seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, para que possa conseguir vantagem competitiva frente às demandas, adequando-se às forças do seu macro ambiente.
Assim sendo, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Centro Universitário do Planalto de Araxá terá como ponto central a formação do gestor capaz de:
• Diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão pública;
• Desenvolver e aplicar inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão pública;
• Planejar, implantar supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas voltadas o desenvolvimento local e regional;
• Aplicar metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios da administração pública, legislação vigente, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e ética profissional;
• Planejar e implantar ações vinculadas à prestação de serviços públicos que se relacionam aos setores e segmentos dos processos de gestão;
• Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação;
• Ter consciência de sua responsabilidade social nas ações que tange à preservação do meio ambiente, à educação dos direitos humanos e às relações étnico-raciais no contexto atual.
No mundo globalizado que se caracteriza pela competência, a concorrência determina os parâmetros de conduta do mercado consumidor, seja ele interno ou externo, objetivando a formação de profissionais capazes de analisar e interpretar a realidade, com vistas à sua transformação. Essas competências incluem a postura pluralista, flexível e interdisciplinar e a consciência da necessidade da constante atualização e aperfeiçoamento da prática social.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Fábio Augusto Martins
Coordenador Titular
CONVERSE COM A COOREDENAÇÃO
Doutorado em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal (02/06/2016) - Revalidado no Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (18/11/2016). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (05/08/2002). Especialização em Economia de Empresas pelas Faculdades Integradas do Triângulo (13/08/1997). Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (21/12/1995). Atualmente é professor (Dedicação parcial) do Centro Universitário do Planalto de Araxá. É avaliador institucional do INEP desde 2019 com foco em credenciamento e recredenciamento de instituições que ofertam Educação à Distância. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. Engenharia Econômica. Teorias de interesse: Teoria das Restrições, Teoria dos Stakeholders e Teoria da Dependência de Recursos.
TE:
Teórica
PR:
Prática
SU:
Subtotal
IN:
Integrador
T:
TCC
ES:
Estágio
AT:
Atividade Complementar
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Empreendedorismo |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Leitura e Produção de Textos |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Governança Pública e Governabilidade |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
0 |
0 |
20 |
- |
- |
- |
20 |
20 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Ética |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos Públicos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Gestão da Qualidade e Produtividade |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Contabilidade Básica |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Teoria da Administração |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Fundamentos da Gestão Pública |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Economia |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
0 |
0 |
16 |
- |
- |
- |
16 |
16 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Estatística |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Sistemas de Informações Gerenciais |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Comércio Exterior |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Psicologia e Comportamento Organizacional |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Finanças Públicas e Orçamento Municipal |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I |
0 |
0 |
84 |
- |
- |
- |
- |
84 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Auditoria Pública |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Legislação Aplicada ao Setor Público, Licitações e Contratos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Contabilidade Pública |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Teorias da Administração Pública |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Laboratórios utilizados pelo Curso
Horários
Encontre as atividades do curso na modalidade Presencial.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
ACQG
A Avaliação de Controle de Qualidade da Graduação (ACQG) é uma avaliação institucional realizada semestralmente, oferecendo uma análise detalhada e contínua sobre a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Ela auxilia no desenvolvimento acadêmico, identificando áreas de melhoria e promovendo uma educação de excelência.
Biblioteca
A Biblioteca oferece uma ampla gama de recursos e materiais de apoio para os alunos. Explore os serviços e acervos disponíveis.
Informações
Habilitação
Tecnológico
Turno
DISTÂNCIA
Duração
4 Semestre
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18
Centro Universitário
ATO DE RECONHECIMENTO:
Portaria SERES/MEC 93 de 19/04/23, publicada em 20/04/23, seção 1, pág. 33
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:
Data da última atualização das informações
08/04/2024