Sobre o Curso
O curso de Licenciatura em História do UNIARAXÁ preocupa-se em formar alunos que sejam capazes de desempenhar competências nas diversas áreas da educação, sendo profissionais atentos e críticos, com olhar para a importância da História no entendimento e na busca constante de oferecer mecanismos educativos de qualidade.
Formação
O profissional formado em Licenciatura em História além de poder dar aula na educação básica, também pode atuar em algumas outras áreas:
•Preservação do patrimônio histórico - Preparar, selecionar, identificar e organizar documentos históricos para acervos de museus e de centros de documentação.
•Levantamento de dados e produção de textos em editoras e produtoras - A indústria literária e cinematográfica tem crescido nas produções de materiais que contam nossa trajetória. O profissional de história será responsável por pesquisar sobre os assuntos e materiais necessários para a realização dos trabalhos audiovisuais e ou acervos literários.
•Atuar em museus - Ser responsável pela manutenção, cuidado, pesquisa das obras e artefatos, levando à sociedade a ter um encontro com a nossa história.
•Memória empresarial - Responsável por pesquisar a história de instituições, empresas e mercado para preparar livros, artigos e ou reportagens sobre o negócio.
•Docência - O profissional também pode lecionar para a educação superior ou em cursos pré-vestibulares sobre a história geral, do Brasil ou temas sobre sua especialização.
•Elaboração de materiais didáticos – Produção de material didático para cursos em Educação corporativa, Educação à distância, Contextos históricos, dentre outros.
•Pesquisa acadêmica ou de empresas – Colaborando para a preservação da Memória histórica.
•Analista ou colunista de meios de comunicação.
•Gestão de documentos e coleções.
•Consultoria de produções culturais.
•Historiografia corporativa.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Ivana Guimarães Lodi
Coordenador Titular
CONVERSE COM A COOREDENAÇÃO
Graduada em Pedagogia e em História pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá, especialista em Didática para Modernidade, Metodologia do Ensino Superior, Educação para as relações étnico-raciais e Ética e com mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Têm vários cursos de aperfeiçoamento. Têm vários artigos publicados em revistas, periódicos e capítulos de livro e é autora do livro: "Um olhar sobre formadores de formadores - Histórias de vida". Autora de material didático para EaD nas seguintes disciplinas: Educação e Trabalho; Filosofia da Educação; Filosofia e Sociologia I; Filosofia e Sociologia II; Filosofia e Sociologia; Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação; História e Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Teoria do Currículo; Ética. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia de 2009 a 2017. Foi presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação de 2009 a 2017. É professora titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ, lecionando as disciplinas de Ética, Filosofia, Sociologia aplicada e Antropologia além das disciplinas para a formação do pedagogo. É professora na pós graduação - especialização do UNIARAXÁ. Atualmente é Coordenadora do Curso de História - Licenciatura em EaD e coordenadora do curso de Pós-graduação - Docência Universitária em EaD. Também é Coordenadora Pedagógica da EaD da instituição como uma das professoras responsáveis pela qualidade do processo. Trabalhou na Universidade para a melhor idade - UNISÊNIOR, do UNIARAXÁ, com a disciplina de Temas contemporâneos, durante 2 anos e meio e foi coordenadora deste programa durante dois anos. É coordenadora geral de TCC nesta instituição e editora da Revista científica: Evidência - olhares e pesquisa em saberes educacionais. Foi professora de pós- graduação na Universidade Presidente Antônio Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história de vida, identidade, ética, cidadania, filosofia e sociologia. Foi professora do Ensino Médio e orientadora educacional no Colégio Dom Bosco de Araxá - Escola salesiana.
TE:
Teórica
PR:
Prática
SU:
Subtotal
IN:
Integrador
T:
TCC
ES:
Estágio
AT:
Atividade Complementar
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
História da Educação |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Filosofia da Educação |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades de Extensão I |
0 |
0 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Sociologia da Educação |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Introdução aos Estudos Históricos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Teoria da História e Historiografia |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades de Extensão II |
0 |
0 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
História Antiga |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Didática |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades de Extensão III |
0 |
0 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
História Medieval |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Avaliação da Aprendizagem |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades de Extensão IV |
0 |
0 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
História da Arte |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Teoria do Currículo |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Metodologia e Prática do Ensino de História |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades de Extensão V |
0 |
0 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
História Moderna |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
História da América I |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Historiografia Brasileira |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
História das Religiões |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
História da América II |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
História do Brasil Colônia |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
História do Brasil Império |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
LIBRAS |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio I |
0 |
0 |
140 |
- |
- |
140 |
- |
140 |
Atividades de Extensão VI |
0 |
0 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
História Contemporânea |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
História do Brasil República |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Metodologia da Pesquisa em História |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Ética |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio II |
0 |
0 |
140 |
- |
- |
140 |
- |
140 |
Atividades de Extensão VII |
0 |
0 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Ensino de História: Debates e Tendências Historiográficas |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Estágio III |
0 |
0 |
120 |
- |
- |
120 |
- |
120 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
História do Patrimônio Cultural |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
78 |
2 |
80 |
- |
80 |
- |
- |
80 |
Atividades de Extensão VIII |
0 |
0 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Laboratórios utilizados pelo Curso
Horários
Encontre as atividades do curso na modalidade Presencial.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
ACQG
A Avaliação de Controle de Qualidade da Graduação (ACQG) é uma avaliação institucional realizada semestralmente, oferecendo uma análise detalhada e contínua sobre a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Ela auxilia no desenvolvimento acadêmico, identificando áreas de melhoria e promovendo uma educação de excelência.
Biblioteca
A Biblioteca oferece uma ampla gama de recursos e materiais de apoio para os alunos. Explore os serviços e acervos disponíveis.
Informações
Habilitação
Licenciatura
Turno
DISTÂNCIA
Duração
6 Semestre
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 029/2020 de 19/10/2020 - Conselho Universitário
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:
Data da última atualização das informações
08/04/2024