Sobre o Curso
O curso de Licenciatura em Matemática do UNIARAXÁ preocupa-se em habilitar profissionais críticos, autônomos e criativos, capazes de exercer as funções docentes com ética e capacidade pedagógica, competente no domínio do conhecimento e habilidades em áreas específicas da Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Dessa forma, melhorar os espaços educativos, através de uma visão abrangente do papel do professor de Matemática na sociedade.
Formação
O profissional formado em Licenciatura em Matemática além de poder dar aula na educação básica, também pode atuar outra área como: Produção de Materiais Didáticos – Produção de material didático para Educação Básica, Cursos pré- vestibulares, Educação à distância e outros. Podendo atuar em editoras, institutos e órgãos públicos e privados que produzem e avaliam materiais didáticos.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Carla Madalena Santos
Coordenador Titular
CONVERSE COM A COOREDENAÇÃO
Mestra em Educação pela UFTM ( Universidade Federal do Triângulo Mineiro), 2017. Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela UNICLAR ( União das Faculdades Clarentianas ) Unidade Batatais, Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Básica (TICEB), pela UFJF ( Universidade Federal de Juiz de Fora), Especialização em Docência Universitâria pelo Uniaraxá, Especialização em Planejamento e Implementação e Gestão de Ambiente EAD (UFF).Graduada em Matemática pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (1995) Professora de Matemática em escolas estaduais desde 1993 ( Ensino Fundamental e Médio). Atua como pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (UFTM). Também é professora PEB4 p ( Ensino Médio e Fundamental) de Matemática nas Escolas Estadual Rotary e Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira . Professora Tutora das disciplinas da modalidade EaD no Uniaraxá ( Centro Universitário do Planalto de Araxá) de fevereiro de 2013 à dezembro de 2018 . Membra da COPESE ( Comissão do Processo Seletivo e Captação de Alunos) (2017 e 2018). Professora de Geometria Analítica, Álgebra, Geometria Descritiva, Cálculo Integral e Diferencial I, II e III , Matemática e Estatística nos cursos Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Gestão Comercial , Gestão em Recursos Humanos, Administração, Ciências Contábeis, Agonomia, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação no Centro Universitário do Planalto de Araxá ( Uniaraxá),desde 2013. Coordenadora do Curso de Licencatura em Matemática ( EAD).
TE:
Teórica
PR:
Prática
SU:
Subtotal
IN:
Integrador
T:
TCC
ES:
Estágio
AT:
Atividade Complementar
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Leitura e Produção de Textos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
História da Educação |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Filosofia da Educação |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Pré-Cálculo |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Fundamentos de Geometria |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades de Extensão I |
0 |
0 |
55 |
- |
- |
- |
- |
55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Geometria Analítica |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Álgebra Linear |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Didática |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Matemática Financeira |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Matemática e Estrutura Lógica do Pensamento |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades de Extensão II |
0 |
0 |
55 |
- |
- |
- |
- |
55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Educação e Novas Tecnologias |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estatística |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Cálculo Integral e Diferencial de Função de Uma Variável |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Cálculo Integral e Diferencial de Função de Várias Variáveis |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades de Extensão III |
0 |
0 |
55 |
- |
- |
- |
- |
55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Física |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Educação Especial e Políticas de Inclusão |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Ética |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Atividades de Extensão IV |
0 |
0 |
55 |
- |
- |
- |
- |
55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Teoria do Currículo |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
LIBRAS |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio em Matemática I |
0 |
0 |
140 |
- |
- |
140 |
- |
140 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Equações Diferenciais |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Álgebra |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Cálculo Numérico |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Atividades de Extensão V |
0 |
0 |
50 |
- |
- |
- |
- |
50 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Estágio em Matemática II |
0 |
0 |
140 |
- |
- |
140 |
- |
140 |
Variáveis Complexas |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Análise Real |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio em Matemática III |
0 |
0 |
120 |
- |
- |
120 |
- |
120 |
Atividades de Extensão VI |
0 |
0 |
50 |
- |
- |
- |
- |
50 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento |
0 |
0 |
25 |
- |
- |
- |
25 |
25 |
Laboratórios utilizados pelo Curso
Horários
Encontre as atividades do curso na modalidade Presencial.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
ACQG
A Avaliação de Controle de Qualidade da Graduação (ACQG) é uma avaliação institucional realizada semestralmente, oferecendo uma análise detalhada e contínua sobre a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Ela auxilia no desenvolvimento acadêmico, identificando áreas de melhoria e promovendo uma educação de excelência.
Biblioteca
A Biblioteca oferece uma ampla gama de recursos e materiais de apoio para os alunos. Explore os serviços e acervos disponíveis.
Informações
Habilitação
Licenciatura
Turno
DISTÂNCIA
Duração
6 Semestre
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 029/2020 de 19/10/2020 - Conselho Universitário
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:
Data da última atualização das informações
08/04/2024