Sobre o Curso
O Curso de Nutrição visa formar um profissional detentor de um perfil generalista, humanista, ético, crítico e reflexivo, ciente de seu papel social e da realidade econômica, política, social e cultural, deve ter uma conduta profissional comprometida com o direito humano à alimentação e com a saúde individual e coletiva, visando à melhoria da qualidade de vida humana. Os formados na graduação em Nutrição devem ser capazes de aprender continuamente, sendo importante que no curso tenham a oportunidade de aprender a aprender, com responsabilidade e compromisso na sua educação continuada.
Formação
Formar nutricionistas generalistas, com habilidades e competências para atuação nos diferentes campos da alimentação e nutrição, que, além de atender profissionalmente às expectativas e necessidades locais, estejam inseridos no contexto sócio-econômico e de saúde do país, capazes de como cidadãos estarem comprometidos com os interesses e os permanentes desafios que emanam da sociedade, estabelecendo-se como centro de referência nesta área
COORDENAÇÃO DO CURSO
Andréia Kátia Alves Corrêa
Coordenador Titular
CONVERSE COM A COOREDENAÇÃO
Possui Pós - Graduação Lato Sensu em Nutrição Metabolismo e Fisiologia do Esporte pela FAECH em parceria com a FABRAS de Brasília (2023), e Pós-Graduação em Cronobiologia pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXA (2006). Graduada em Nutrição pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2004), graduada em Administração pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá- UNIARAXA (2008).Atualmente é professora no curso de Nutrição de disciplinas específicas tais como Técnica Dietética, Higiene e Controle Sanitario dos Alimentos, Nutrição na prática Esportiva e outras. Supervisora de estagio e coordenadora do curso de Nutrição do UNIARAXA desde 2020 até o presente.Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica (consultório) desde 2009 até o presente, experiência em Alimentação Coletiva de 2005 a 2020 na Sodexo do Brasil - unidade Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração de Araxá. Experiência em equipe multidisciplinar no Núcleo da Unimed Araxá, atuando com palestras e atendimentos individuais e em grupos (2009 a 2018).
TE:
Teórica
PR:
Prática
SU:
Subtotal
IN:
Integrador
T:
TCC
ES:
Estágio
AT:
Atividade Complementar
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Leitura e Produção de Textos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Empreendedorismo |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
0 |
0 |
20 |
- |
- |
- |
20 |
20 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Bioética, Introdução e Legislação em Nutrição |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Bioquímica Aplicada à Nutrição |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Estrutura Celular e Tecidual: Anatomia e Citologia |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Biofísica e Fisiologia |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Nutrição nos Ciclos da Vida |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estrutura Celular e Tecidual: Histologia e Embriologia |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Microbiologia, Parasitologia e Imunologia |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estatística |
38 |
2 |
40 |
- |
- |
- |
- |
40 |
Bromatologia |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Técnica Dietética |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Tecnologia de Alimentos |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Educação Nutricional |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Nutrição e Dietética |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Microbiologia de Alimentos |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Genética e Patologia |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Higiene e Controle Sanitário de Alimentos |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Avaliação Nutricional |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO III |
0 |
0 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Homem, Cultura e Sociedade |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Gestão da Qualidade em Unidades de Alimentação e Nutrição |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Nutrição na Prática Esportiva |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO IV |
0 |
0 |
60 |
- |
- |
- |
- |
60 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Nutrição Materno Infantil |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Nutrição em Saúde Pública |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica I |
0 |
0 |
120 |
- |
- |
120 |
- |
120 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Terapia Nutricional Infantil |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica II |
0 |
0 |
120 |
- |
- |
120 |
- |
120 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO V |
0 |
0 |
50 |
- |
- |
- |
- |
50 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Patologia da Nutrição e Dietoterapia |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio Supervisionado em Alimentação Coletiva I |
0 |
0 |
120 |
- |
- |
120 |
- |
120 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Patologia da Nutrição e Dietoterapia Aplicada |
78 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio Supervisionado em Alimentação Coletiva II |
0 |
0 |
120 |
- |
- |
120 |
- |
120 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
0 |
0 |
10 |
- |
- |
- |
10 |
10 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Trabalho de Conclusão de Curso |
0 |
0 |
80 |
- |
80 |
- |
- |
80 |
Farmacologia Aplicada à Nutrição |
72 |
8 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio Supervisionado em Nutrição e Saúde Coletiva I |
0 |
0 |
120 |
- |
- |
120 |
- |
120 |
Componentes Curriculares |
TE |
PR |
SU |
IN |
T |
ES |
AT |
TOTAL |
Nutrição Funcional e Fitoterapia |
72 |
2 |
80 |
- |
- |
- |
- |
80 |
Estágio Supervisionado em Nutrição e Saúde Coletiva II |
0 |
0 |
120 |
- |
- |
120 |
- |
120 |
Laboratórios utilizados pelo Curso
Horários
Encontre as atividades do curso na modalidade Presencial.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
Horários EAD
Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.
ACQG
A Avaliação de Controle de Qualidade da Graduação (ACQG) é uma avaliação institucional realizada semestralmente, oferecendo uma análise detalhada e contínua sobre a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Ela auxilia no desenvolvimento acadêmico, identificando áreas de melhoria e promovendo uma educação de excelência.
Biblioteca
A Biblioteca oferece uma ampla gama de recursos e materiais de apoio para os alunos. Explore os serviços e acervos disponíveis.
Informações
Habilitação
Bacharelado
Turno
DISTÂNCIA
Duração
8 Semestre
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 016/2020 de 27/07/2020 - Conselho Universitário
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:
Data da última atualização das informações
08/04/2024