Conteúdo(1) | Navegação(2) | Acessibilidade(3) | Alto Contraste(4) | Mapa do Site(5) | Idiomas (6) |
Fontes Aa(-) Aa(+)
Imagem do Cabeçalho
Serviço Social

Bacharelado

8 Semestres

Bacharelado DISTÂNCIA
Sobre o Curso
O curso de Serviço Social tem por objetivo formar profissionais competentes e compromissados com sólidos conhecimentos teórico-práticos, lutando pela defesa, garantia e ampliação dos direitos sociais. Com capacidade de examinar, analisar e interpretar a sociedade capitalista. A formação do assistente social implica a compreensão crítica dos problemas sociais, trabalhando sempre pela emancipação humana. Cabe ao profissional o domínio de um conjunto de teorias, métodos e procedimentos ético políticos e metodológicos para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Formação
O curso de Serviço Social busca a formação de profissionais com competência crítica e propositiva para atuar nas várias expressões da questão social, com capacidade de promover o exercício pleno de cidadania, com competências técnicas e ético-políticas para atuar no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

COORDENAÇÃO DO CURSO
Imagem

Ivana Guimarães Lodi

Coordenador Titular

CONVERSE COM A COOREDENAÇÃO
Graduada em Pedagogia e em História pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá, especialista em Didática para Modernidade, Metodologia do Ensino Superior, Educação para as relações étnico-raciais e Ética e com mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Têm vários cursos de aperfeiçoamento. Têm vários artigos publicados em revistas, periódicos e capítulos de livro e é autora do livro: "Um olhar sobre formadores de formadores - Histórias de vida". Autora de material didático para EaD nas seguintes disciplinas: Educação e Trabalho; Filosofia da Educação; Filosofia e Sociologia I; Filosofia e Sociologia II; Filosofia e Sociologia; Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação; História e Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Teoria do Currículo; Ética. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia de 2009 a 2017. Foi presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação de 2009 a 2017. É professora titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ, lecionando as disciplinas de Ética, Filosofia, Sociologia aplicada e Antropologia além das disciplinas para a formação do pedagogo. É professora na pós graduação - especialização do UNIARAXÁ. Atualmente é Coordenadora do Curso de História - Licenciatura em EaD e coordenadora do curso de Pós-graduação - Docência Universitária em EaD. Também é Coordenadora Pedagógica da EaD da instituição como uma das professoras responsáveis pela qualidade do processo. Trabalhou na Universidade para a melhor idade - UNISÊNIOR, do UNIARAXÁ, com a disciplina de Temas contemporâneos, durante 2 anos e meio e foi coordenadora deste programa durante dois anos. É coordenadora geral de TCC nesta instituição e editora da Revista científica: Evidência - olhares e pesquisa em saberes educacionais. Foi professora de pós- graduação na Universidade Presidente Antônio Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história de vida, identidade, ética, cidadania, filosofia e sociologia. Foi professora do Ensino Médio e orientadora educacional no Colégio Dom Bosco de Araxá - Escola salesiana.
TE: Teórica PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
Trabalho e Sociabilidade 78 2 80 - - - - 80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 0 20 - - - 20 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Introdução ao Serviço Social 78 2 80 - - - - 80
Economia 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78 2 80 - - - - 80
Formação Sócio-Histórica do Brasil 78 2 80 - - - - 80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 0 20 - - - 20 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Trabalho Profissional – Direcionamento Teórico-Prático 78 2 80 - - - - 80
Ética Profissional e Legislação 78 2 80 - - - - 80
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I 0 0 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social – Processo de Construção da Profissão 78 2 80 - - - - 80
Estatística 78 2 80 - - - - 80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 0 30 - - - 30 30

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social – Reconceituando a Profissão 78 2 80 - - - - 80
Filosofia e Sociologia – Princípios Gerais 78 2 80 - - - - 80
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II 0 0 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Desenvolvimento Capitalista e Questão Social 78 2 80 - - - - 80
Teoria Política e Direito 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Antropologia 78 2 80 - - - - 80
ATIVIDADES DE EXTENSÃO III 0 0 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Filosofia e Sociologia - Pensadores Influentes 78 2 80 - - - - 80
Política Social – Trajetória Brasileira 78 2 80 - - - - 80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 0 20 - - - 20 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Trabalho Profissional – Conceituando Mediação Social 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado I 0 0 150 - - 150 - 150

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Família, Segmentos Populacionais e Políticas Sociais 78 2 80 - - - - 80
ATIVIDADES DE EXTENSÃO IV 0 0 60 - - - - 60

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Política Social – Contemporaneidade e suas transformações 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado II 0 0 150 - - 150 - 150

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social - A Intenção de Ruptura Profissional 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado III 0 0 150 - - 150 - 150

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Pesquisa Social 78 2 80 - - - - 80
Política de Saúde e Processos de Trabalho do Assistente Social 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso 78 2 80 - 80 - - 80
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social – Perspectivas Contemporâneas 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Psicologia 78 2 80 - - - - 80
Gestão em Serviço Social 78 2 80 - - - - 80

Doutor - Ana Paula Nassif Tondato da Trindade

anapaulatrindade@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes
Laboratórios utilizados pelo Curso
Horários

Encontre as atividades do curso na modalidade Presencial.


Horários EAD

Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.

Horários EAD

Encontre as atividades do curso na modalidade EAD.

ACQG

A Avaliação de Controle de Qualidade da Graduação (ACQG) é uma avaliação institucional realizada semestralmente, oferecendo uma análise detalhada e contínua sobre a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Ela auxilia no desenvolvimento acadêmico, identificando áreas de melhoria e promovendo uma educação de excelência.

Biblioteca

A Biblioteca oferece uma ampla gama de recursos e materiais de apoio para os alunos. Explore os serviços e acervos disponíveis.

Informações
Habilitação Bacharelado

Turno DISTÂNCIA

Duração 8 Semestre


ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018, publicada 10/05/2018 Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

Portaria 1097 de 20/12/2022, publicada no DOU n. 240, em 22/12/2022, seção 1, pág. 144

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:

  • Conselho Estadual

    Conselho Federal

    Data da última atualização das informações

    08/04/2024

    Faça sua inscrição

    Nosso time de consultores entrará em contato com você o mais breve possível.

    1. Dados pessoais
    2. CURSO SELECIONADO
    3. FORMA DE INGRESSO
    4. Contato
    Desejo receber informações sobre o processo seletivo do UNIARAXÁ e estou ciente e de acordo com a Política de Privacidade?
    5. Finalizar
    adopt controller