Jayro Alves Ribeiro

Jayro Alves Ribeiro é araxaense nasceu, no dia 26 de janeiro de 1940. De tradicional família é filho do saudoso Senhor Altivo Xavier Ribeiro e Dona Geralda Alves Ribeiro que já comemorou seu centenário como matriarca muito querida. É casado com a professora Norma Lúcia de Melo Ribeiro desde 1966. A família bem constituída, cuja vivência se reflete na formação dos filhos Marina e Frederico. Marina, casada com Marcus, não tem filhos. Frederico, casado com Eloisa, tem duas filhas: Sofia e Elena.
No Bancominas e Banespa, somou 30 anos de atividades bancárias. Residiu em 13 cidades. Em 1974, graduou-se em Economia na Faculdade de Ciências Econômicas de Andradina (SP). Em 1988, em História, na então FAFI – Araxá. Sua liderança o levou a ser Presidente do Diretório Central dos Estudantes, deixando marcas de suas ações e conduta impecável.
Na realização de um trabalho acadêmico, quando ainda estudante de Historia, produziu textos que, mais tarde, resultaram em um Manual de Redação. Assim, brincando com as palavras, mas consciente do poder e força expressiva delas, em 1977, publicou dois livros de poemas: Marina e Reminiscências.
Publicou, em 2000, Vade Mecum – Palavras e Expressões Latinas, Caderno de Exercícios e Versos Profanos (Pré- História e Antiguidade) – uma maneira saborosa de conhecer e narrar fatos históricos, somando ciência e criatividade. Em 2002, uma história Indiscreta Finalmente, Cultura Ponto Com, uma pequena enciclopédia, destinada às crianças, com a finalidade de despertá-las para a leitura de bons livros. Em 2003, Um livro de memórias, com várias fotos quando dos noventa anos de sua mãe: Geralda Alves Ribeiro. O restaurador, em fase final, no qual relata alguns episódios da Mitologia Grega, em forma de romance policial.
Exerce atualmente a função de editor. Já editou 96 títulos. Ingressou na AAL em 11 de abril de 2002, indicado pelo saudoso acadêmico João Rios Montandon. Espargindo juventude e criatividade, Jayro Alves Ribeiro é, sem sombra de dúvida, um exemplo para as gerações de todas as idades.
Nota da Articulista: Quem convive com nosso egresso, convive com a alegria, com abundante generosidade e simplicidade que promove grandes ações.