A extensão universitária constitui-se em um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da ampliação do conhecimento, em articulação com o ensino e a pesquisa.
Desde 2004, em um processo de aprimoramento contínuo de suas ações, o UNIARAXÁ vem implementando e apoiando programas e projetos que atuam diretamente com as comunidades — quer sejam institucionalizadas pela administração pública, por recursos governamentais ou pela iniciativa privada.
Ações de Extensão: Programas e Projetos de Extensão, apoio às atividades acadêmicas, integração do UNIARAXÁ/Sociedade e educação continuada.
Ações Comunitárias: Assistência à comunidade interna e externa, articulação com as organizações sociais, atividades esportivas, artísticas e culturais e de Responsabilidade Social.
As ações são enquadradas nas seguintes modalidades: Programas, projetos, prestação de serviços, eventos e cursos.
Quando pensamos em extensão universitária, logo nos remetemos à Política Nacional de Extensão Universitária proposta pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e à Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Em nossa Instituição, o processo de curricularização está em fase de implantação, no qual a extensão universitária passa a integrar à arquitetura curricular, possibilitando o desenvolvimento de programas e projetos, observando as Diretrizes da Política de Extensão, de acordo com a Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018:
I - a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;
II - a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à arquitetura curricular. O aluno deve ser protagonista nas ações do projeto.
III - a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à arquitetura curricular. O aluno deve ser protagonista nas ações do projeto.
IV - a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.
Os programas e projetos são elaborados pelos professores do UNIARAXÁ, e previamente analisados/aprovados pela Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão. As ações são realizadas com a participação de alunos e técnicos administrativos e com a parceria de pessoas físicas e jurídicas, empresas, agentes e organizações públicas e privadas da comunidade.
A extensão já foi implantanda nas arquiteturas curriculares, possibilitando a todos os discentes a prática extensionista. A Instituição possui ainda projetos extracurriculares, os interessados devem procurar a Coordenação de Curso de sua área e manifestar interesse em participar das atividades de extensão em andamento ou apresentar à Coordenadoria de Extensão e Ações Comunitárias, por meio da supervisão de docente/coordenador de curso, propostas de novas atividades de extensão de interesse institucional, observando a missão e o Planejamento Institucional.
Resolução Nº7, de 18 de Dezembro de 2018
Política Nacional de Extensão Universitária
Resolução N. 041/2020
Resolução N.042/2020
extensao@uniaraxa.edu.br
(34) 3669-2028 | (34) 3669-2029
(34) 3669-2332
Projeto
Prestação de Serviço
Curso (Minucurso) / Curso a distância
Produção e Publicação
Visita Técnica