Inclusão e Acessibilidade
A acessibilidade é definida pelo Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, na oferta de condições plenas para a utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, de espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, de edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
O UNIARAXÁ, desde a sua fundação, tem se preocupado em atender a comunidade acadêmica de forma plena em todas as necessidades acadêmicas e pedagógicas, proporcionando-lhes para isto ferramentas e condições que possibilitem o desenvolvimento integral e efetiva para a sua formação. A responsabilidade social do UNIARAXÁ enfatiza a inclusão educacional e social, bem como, o desenvolvimento econômico, cultural e profissional dos que, direta ou indiretamente, são sujeitos de suas ações.
Dessa forma, o UNIARAXÁ oferece e desenvolve programas permanentes, voltados para a inclusão de pessoas com deficiência, propiciando-lhes condições para a utilização dos espaços acadêmicos e pedagógicos, com segurança e autonomia, de forma total ou assistida, respeitando a diversidade das habilidades humanas e desenvolvendo ações e técnicas colaborativas, com o intuito de promover condições igualitárias para toda a Comunidade Acadêmica.
A Instituição procura, ainda, constantemente, observar todos os principais Dispositivos Legais e Normativos, os quais enfatizam a Educação de Qualidade para todos, reforçando o direcionamento de ações pedagógicas que oportunizem a universalização de acesso à Educação Superior.
Nesse encadeamento de recomendações legais da Educação Inclusiva, o UNIARAXÁ realiza ações contínuas, acerca das práticas educacionais, com foco na desigualdade social de diversos grupos, procurando identificar as potencialidades e as vulnerabilidades sociais, econômicas e culturais, de sua realidade local e global, a fim de promovera inclusão plena; e, promove acessibilidade, em seu sentido pleno, não só aos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, mas também aos professores, funcionários e à população que frequenta a Instituição e se beneficia, de alguma forma, de seus serviços.
O UNIARAXÁ possui Política de Atendimento, direcionada ao Estudante com Deficiência, estabelecida por maip de diversas ações desenvolvidas; dentre elas, destaca-se o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do UNIARAXÁ, cujo objetivo é de produzir recursos e ferramentas para que os estudantes, em suas singularidades, construam a sua formação acadêmica com qualidade. Este Núcleo prevê, ainda, o desenvolvimento de ações, direcionadas ao acesso, á inclusão social, à permanência e à qualidade do ensino, ofertado pela Instituição.
Em atendimento às necessidades legais, foi instituído a Portaria 01/2015, da reitoria do UNIARAXÁ, criando o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do UNIARAXÁ, composto por funcionários, docentes, representantes da comunidade civil e acadêmica.
Este Núcleo de Inclusão e Acessibilidade foi implantado com o compromisso de responder pela organização de ações institucionais que garantam a integração de pessoas com deficiência à vida acadêmica; buscando melhorar o seu acesso a todos os espaços, ambientes, ações e processos desenvolvidos pela Instituição, assim como, integrar e articular as demais atividades para a inclusão educacional e social dessas pessoas.
Portaria de nomeação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

Funcionária capacitada para o atendimento às demandas de acessibilidade assistida e de inclusão.

Funcionário capacitado para o atendimento às demandas de acessibilidade assistida e de inclusão.
O s funconários designidos para esta função estão distribuidos em períodos de atendimento conforme demanda, sendo a funcionária Solange Teixeira no periodo da Manhã e Tarde e o funcionário Gustavo Veríssimo Pereira no período de Tarde a Noite.
Contratação, de Consultoria especializada para a reformulação e o aprimoramento dos acessos a todos os blocos da IES.
Realização de pesquisa junto à Comunidade Acadêmica, por meio de questionários, no sentido de identificar, no início de cada semestre; em uma ação conjunta com as Coordenações dos Cursos, os estudantes que apresentem deficiência (auditiva, visual, motora, entre outras).
Levantamento de dados, junto à Comunidade Acadêmica, por meio da Avaliação Institucional, realizada semestralmente, com o intuito de identificar as necessidades dos estudantes, quanto ao companhamento das aulas e à acessibilidade aos espaços da unidade.
Todos os Requisitos Legais estão, integralmente, coerentes às Politicas Institucionais do UNIARAXÁ, inclusive, articulados em todas as instãncias educacionais e com Resoluções específicas, aprovadas no Conselho Universitário (Resoluções 006/2015 007/2015, 008/2015 e 009/2015 do Conselho Universitário) as quais direcionam o atendimento à expansão do conhecimento e à discussão de temas, relacionados às Legislações vigentes.