UNIARAXÁ | Centro Universitário do Planalto de Araxá | Graduação e Pós-Graduação Presencial e EAD Educação Especial e Inclusiva – Centro Universitário do Planalto de Araxá

Imagem do Cabeçalho
Educação Especial e Inclusiva
(Licenciatura - DISTÂNCIA)
Habilitação Licenciatura

Turno DISTÂNCIA

Duração 8 Semestre

Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais), reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; reiterando, também, os princípios defendidos pelo UNIARAXÁ, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê, entre outros, a (re) construção de projetos de curso tendo como referência um conceito de currículo abrangente que permita uma inovação e que incorpore atividades externas à sala de aula, no sentido de formar profissionais com competências necessárias à atuação, com qualidade, num mundo em constante transformação.
Formação
O UNIARAXÁ propõe aos seus graduandos uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificando-os para o exercício profissional em seu campo de atuação. Para tal, o discente deve: -Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; -Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação; -Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional; -Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; -Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; -Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; -Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; -Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; -Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento; -Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social; -Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo; -Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso; -Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica; -Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos; -Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.

COORDENAÇÃO DO CURSO
Imagem

Juliana de Oliveira Corrêa

Coordenador Titular

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação aprendizagem, professor, aluno, gestão, empresa, qualidade, aprendizagem, ética, empresa e escola,educação infantil, postura,escola,professor.

ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 008/2020 de 07/05/20 Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:

  • Conselho Estadual

    Conselho Federal

    TE: Teórica PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    História da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Didática 78 2 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos 78 2 80 - - - - 80
    Sociedade, Educação, Cultura e Identidade 78 2 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Libras 78 2 80 - - - - 80
    Fases do Desenvolvimento humano nas teorias: motora, cognitiva afetiva e social 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Psicomotricidade 78 2 80 - - - - 80
    Teoria do Currículo 78 2 80 - - - - 80
    Atividades de Extensão I 0 0 50 - - - - 50

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
    Pedagogia Gestora 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
    Atividades de Extensão II 0 0 50 - - - - 50

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Organização do Pensamento Lógico-Matemático e suas Dificuldades - a discalculia 78 2 80 - - - - 80
    Aspectos Linguísticos da Leitura e da Escrita e suas dificuldades - disgrafia, disortografia, dislex 78 2 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
    Atividades de Extensão III 0 0 50 - - - - 50
    Deficiência Visual: Fundamentos e Metodologias 78 2 80 - - - - 80
    Ensino da Língua Portuguesa para Surdos 78 2 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias 78 2 80 - - - - 80
    Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
    Atividades de Extensão IV 0 0 50 - - - - 50

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva 78 2 80 - - - - 80
    Atendimento Educacional Especializado (AEE) 78 2 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Artes, Jogos e Música na Educação Especial 78 2 80 - - - - 80
    Aprendizagem Motora 78 2 80 - - - - 80
    Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
    Atividades de Extensão V 0 0 40 - - - - 40

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva 78 2 80 - - - - 80
    Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial 78 2 80 - - - - 80

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Educação e TEA - Transtornos do Espectro Autista 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado I - As Instituições Educativas 0 0 120 - - 120 - 120

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
    Atividades de Extensão VI 0 0 40 - - - - 40
    Acessibilidade e Tecnologias Assistivas 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado II - Ênfase em Surdez 0 0 140 - - 140 - 140

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Eletiva 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado III - Ênfase em Deficiências Múltiplas 0 0 140 - - 140 - 140

    Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 25 - - - 25 25
    Atividades de Extensão VII 0 0 40 - - - - 40
    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 78 2 80 - - - - 80

    Mestre - Bráulio Ramos da Silva

    brauliosilva@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes

    Doutor - Camilla Moreira Ribeiro

    camillaribeiro@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes

    Especialista - Débora Riêra Dias Tavares

    deboratavares@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes

    Mestre - Ivana Guimarães Lodi

    ivanalodi@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes

    Doutora - Maria Celeste de Moura Andrade

    celestemoura@uniaraxa.edu.br Currículo Lattes
    Laboratórios utilizados pelo Curso
    Atividades do Curso

    INSCREVA-SE!

    Preencha seus dados para receber valores de investimento e uma consultoria completa sobre o curso!

    1. Dados pessoais
    2. CURSO SELECIONADO
    3. FORMA DE INGRESSO
    Tradicional
    Agendado
    ENEM
    Portador de Diploma
    4. Contato
    Desejo receber informações sobre o processo seletivo do UNIARAXÁ e estou ciente e de acordo com a Política de Privacidade?
    5. Finalizar