![Imagem do Cabeçalho](http://novo.uniaraxa.edu.br/wp-content/uploads/2024/03/Depositphotos_31942081_original-scaled.jpg)
Geografia
(Licenciatura - DISTÂNCIA)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/16.png)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/17.png)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/18.png)
•Formar profissionais qualificados primordialmente para o exercício da docência. Parte significativa do nosso esforço deverá se concentrar na preparação e formação dos futuros profissionais para atuarem na escola básica e em atividades ligadas ao planejamento e construção do espaço, tendo em vista sua responsabilidade como cidadão que vive a vida da cidade;
•Capacitar para o exercício da docência e da pesquisa sem dissociar ambas as habilidades;•Desenvolver o espírito crítico frente às demandas sociais, econômicas, culturais e políticas de nossa sociedade contribuindo com reflexões que favoreçam a formação de cidadãos conscientes;
•Capacitar o aluno para a compreensão do espaço em suas múltiplas dimensões e em diferentes escalas;
•Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações geográficas;
•Desenvolver habilidades voltadas para o exercício do magistério na educação básica e profissional através de conhecimentos e pesquisas na área educacional;
•Desenvolver as capacidades de reflexão e de observação com vistas a uma atuação profissional criativa, eficiente e ética.
•Capacitar para o exercício da docência e da pesquisa sem dissociar ambas as habilidades;•Desenvolver o espírito crítico frente às demandas sociais, econômicas, culturais e políticas de nossa sociedade contribuindo com reflexões que favoreçam a formação de cidadãos conscientes;
•Capacitar o aluno para a compreensão do espaço em suas múltiplas dimensões e em diferentes escalas;
•Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações geográficas;
•Desenvolver habilidades voltadas para o exercício do magistério na educação básica e profissional através de conhecimentos e pesquisas na área educacional;
•Desenvolver as capacidades de reflexão e de observação com vistas a uma atuação profissional criativa, eficiente e ética.
Formação
O curso de Licenciatura em Geografia do UNIARAXÁ tem com pressuposto formar profissionais capazes de desempenhar competências nas diversas áreas da educação, sendo atentos e críticos, com um olhar para a importância da Geografia no entendimento e na busca constante de oferecer mecanismos educativos de qualidade, no intuito de:
•Estimular a capacidade dos licenciandos em geograsfia de dialogar com as demais licenciaturas, favorecendo uma formação completa e problematizadora das temáticas educacionais;
•Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos, e a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
•Conhecer as informações básicas referentes às diferenças entre os espaços e os lugares, assim como suas inter-relações;
•Transitar pelas fronteiras entre a Geografia e as outras áreas do conhecimento;
•Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão, não só no âmbito acadêmico, mas também, em instituições de ensino e de pesquisa;
•Promover a pesquisa geográfica com base em pressupostos teórico-metodológicos renovados, analisando as várias formas de “fazer a geografia” consagradas pela ciência.
•Estimular a capacidade dos licenciandos em geograsfia de dialogar com as demais licenciaturas, favorecendo uma formação completa e problematizadora das temáticas educacionais;
•Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos, e a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
•Conhecer as informações básicas referentes às diferenças entre os espaços e os lugares, assim como suas inter-relações;
•Transitar pelas fronteiras entre a Geografia e as outras áreas do conhecimento;
•Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão, não só no âmbito acadêmico, mas também, em instituições de ensino e de pesquisa;
•Promover a pesquisa geográfica com base em pressupostos teórico-metodológicos renovados, analisando as várias formas de “fazer a geografia” consagradas pela ciência.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Ana Paula Martins Ribeiro
Coordenador Titular
A pesquisadora é Geógrafa de formação, Mestre em Geologia, Especialista em Geoprocessamento Ambiental, pela Universidade de Brasília UnB. Atualmente é Coordenadora dos cursos Superior de Tecnologia em Mineração e Licenciatura em Geografia, no UNIARAXÁ; Professora nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Superior de Tecnologia em Mineração e Licenciatura em Geografia no UNIARAXÁ; e Professora de Geografia efetiva (PEB) na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG). Têm experiência em geociências, com ênfase no magistério superior em geologia e geografia física, na pesquisa em mineralogia, petrologia e sedimentologia, principalmente em mineralogia de argilas. Em ciências humanas, no ensino básico de geografia nos níveis fundamental e médio. Como assistente de curadoria, na conservação de acervo, descrição de amostras de rochas, minerais e fósseis, desenvolvimento de um inventário de peças, auxiliando na organização de eventos e ministrando cursos, minicursos e palestras de extensão. Na direção de Comunicação e Publicações da Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Brasília (SBG/NBR). E no curso de Geologia, na UnB, na preparação do mapeamento geológico final, do mapeamento geológico final e do relatório do mapeamento geológico final, no Projeto Crixás Cedrolina."
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 016/2021 de 22/04/2021 - Conselho Universitário
ATO DE RECONHECIMENTO:
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:
TE:
Teórica
PR:
Prática
SU:
Subtotal
IN:
Integrador
T:
TCC
ES:
Estágio
AT:
Atividade Complementar
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Filosofia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Geografia: história, cenários e campo de atuação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Sociologia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Climatologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão I | 0 | 0 | 55 | - | - | - | - | 55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geomorfologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Didática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Geografia Econômica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Política Educacional e Organização escolar Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Cartografia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão II | 0 | 0 | 55 | - | - | - | - | 55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Geografia Urbana | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geografia Agrária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Ética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Ciências, Meio Ambiente e Sustentabilidade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geografia da População | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Educação e Novas Tecnologias | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão III | 0 | 0 | 55 | - | - | - | - | 55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Educação Especial e Políticas de Inclusão | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geoprocessamento | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Teoria do Currículo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
LIBRAS | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio em Geografia I | 0 | 0 | 140 | - | - | 140 | - | 140 |
Atividades de Extensão IV | 0 | 0 | 55 | - | - | - | - | 55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Movimentos Sociais e Propostas Educacionais Alternativas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geografia Política | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Geografia do Brasil | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio em Geografia II | 0 | 0 | 140 | - | - | 140 | - | 140 |
Atividades de Extensão V | 0 | 0 | 50 | - | - | - | - | 50 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Geografia da Mundialização | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Biogeografia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio em Geografia III | 0 | 0 | 120 | - | - | 120 | - | 120 |
Atividades de Extensão VI | 0 | 0 | 50 | - | - | - | - | 50 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 25 | - | - | - | 25 | 25 |
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/carla-madalena-dos-santos.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/carlos-henrique-freitas.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/7/debora-rieira-dias-tavares.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/ivana-guimaraes-lodi.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/7/juliana-de-oliveira-correa.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/maria-celeste-moura-andrade.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2017/7/prof-nelio.jpg)
Laboratórios utilizados pelo Curso
Atividades do Curso