![Imagem do Cabeçalho](http://novo.uniaraxa.edu.br/wp-content/uploads/2024/03/AdobeStock_28704360-scaled.jpeg)
Psicologia
(Bacharelado - NOTURNO)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/16.png)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/17.png)
![](https://presencial.uniaraxa.edu.br/wp-content/themes/uas/assets/img/Exportacoes/Pngs/18.png)
O Curso de Psicologia do UNIARAXÁ visa a preparar o futuro profissional para uma formação generalista, humanística e reflexiva, com perfil ético, crítico, criativo e flexível, para o uso dos saberes psicológicos à sua disposição; garantindo um desenvolvimento profissional progressivo e com diferenciais em todos os domínios de sua atuação profissional.
Formação
O psicólogo egresso, deverá ser capaz de compreender e realizar múltiplas articulações entre teoria e prática psicológicas; seus pressupostos filosóficos; e, mais intensamente, suas dimensões e consequências sociais; integrando sua atividade profissional como campo permanente de pesquisa e produção de conhecimento; bem como, reconhecendo a diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano e a interlocução com os campos do conhecimento.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Bráulio Ramos da Silva
Coordenador Titular
Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás UFG (2015). Facilitador em Práticas Restaurativas (2019). Especialização em Práticas Educacionais Inclusivas com ênfase na Deficiência Intelectual (UNESP- 2010); Atendimento Educacional Especializado - AEE (UNESP-2009); e, Psicopedagogia em contextos Institucionais pela Universidade Católica de Uberlândia (2008). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI (2006).
Experiência como Psicólogo Escolar e Educacional atuando nas Secretarias de Educação de Uberlândia-MG (2006-2007) e de Itumbiara-GO (2008 - 2016). Como docente atuando no ensino superior desde 2012, experiência como professor e tutor na especialização em 'Direitos Humanos da Criança e do Adolescente" (UFG 2016-2018), atualmente como professor no Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ, coordenador do curso de Psicologia - Uniaraxá e também na Faculdade de Gestão WOLI.
Tem pesquisado e atuado nos seguintes campos: Orientação de Pais; Orientação Vocacional; Formação de professores; Políticas Públicas para a Educação e Saúde; Psicologia clínica e Avaliação psicoeducacional; Direitos humanos da criança e do adolescente; Psicologia organizacional..
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Portaria nº 1028, de 29/09/2017, publicado no DOU 03/10/2017
ATO DE RECONHECIMENTO:
Portaria 80 de 15/03/24, publicado no DOU 18/03/24
RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO:
TE:
Teórica
PR:
Prática
SU:
Subtotal
IN:
Integrador
T:
TCC
ES:
Estágio
AT:
Atividade Complementar
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Epistemiologia e Bases Sócio - Antropológicas da Psicologia | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Psicologia Histórico Cultural | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Neuroanatomia | 60 | 20 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos da Psicologia | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Filosofia e Sociologia | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Identidade Profissional do Psicólogo | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Análise Experimental do Comportamento | 60 | 20 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Psicologia da Saúde, Politicas Públicas e Sistema único de Saúde | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Processos Psicológicos Básicos e a Genética do Comportamento | 0 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Psicologia da Personalidade e do Desenvolvimento Humano | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Leitura e Produção de Textos | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Desenvolvimento Humano: Infância e Adolescência | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Fenomenologia, Existencialismo e Humanismo | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Psicologia Hospitalar | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Psicologia Social | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Saúde Mental | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Neuropsicologia | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Psicologia da Aprendizagem | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Projeto Integrador: Desenvolvimento Humano: Juventude a Velhice | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Psicologia da Gestalt | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos da Psicanálise | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Orientação Profissional | 60 | 20 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Psicologia e Direitos Humanos | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 0 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Social Comunitária | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Estágio Básico I: Observação e Acompanhamento Profissional | 0 | 0 | 40 | - | - | 40 | - | 40 |
Psicopatologia Geral | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Psicologia Clínica | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Psicometria e Técnicas de Exames e Avaliação Psicológica | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estatística | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Homem, Cultura e Sociedade | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Projeto Integrador: Psicologia e Comunidade | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Estágio Básico II: Observação e Acompanhamento Profissional | 0 | 0 | 40 | - | - | 40 | - | 40 |
Psicodrama e Psicologia de Grupo | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Psicologia Sistêmica | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Eletiva | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Empreendedorismo | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Saúde Coletiva | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Estágio Básico III: Observação e Acompanhamento Profissional | 0 | 40 | 40 | - | - | 40 | - | 40 |
Psicologia Cognitiva e Comportamental | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Esquizodrama e Esquizoanálise | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Psicologia Analítica | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Liderança e Motivação | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Educação Sexualidade e Gênero | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Relações Estéticas, Arte e Psicologia | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Estágio Básico IV: Observação e Acompanhamento Profissional | 0 | 0 | 40 | - | - | 40 | - | 40 |
Psicologia Escolar e Processos Educativos | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Psicologia Organizacional e do Trabalho | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Ética | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Qualidade de Vida e Saúde Mental | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso | 80 | 0 | 80 | - | 80 | - | - | 80 |
Psicoterapias: Abordagens Atuais | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Específico: Ênfase em Psicologia Comunitária e de Saúde I | 0 | 0 | 80 | - | - | 80 | - | 80 |
Estágio Específico: Ênfase em Psicologia Clínica I | 0 | 0 | 80 | - | - | 80 | - | 80 |
Estágio Específico: Ênfase em Psicologia Escolar e Processos Educativos I | 0 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Especifico: Ênfase em Psicologia do Trabalho I | 0 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto de Extensão: Possibilidades em Atendimento Psicológico (ênfase) | 0 | 40 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | TE | PR | SU | IN | T | ES | AT | TOTAL |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Psicoterapias: Abordagens Atuais (comunidade) | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Específico: Ênfase em Psicologia Comunitária e de Saúde II | 0 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Específico: Ênfase em Psicologia Clínica II | 0 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Específico: Ênfase em Psicologia Escolar e Processos Educativos II | 0 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Específico: Ênfase em Psicologia do Trabalho II | 0 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto de Extensão: Possibilidades em Atendimento Psicológico (ênfase) | 0 | 40 | 40 | - | - | - | - | 40 |
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/7/ana-paula-nassif-tondato-da-trindade.jpg)
![](https://files.uniaraxa.edu.br/assets/apps/lms/img/5378-20208.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2018/7/camilla-moreira-ribeiro-leite.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/carla-madalena-dos-santos.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/carlos-henrique-freitas.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/danielle-rodrigues-dos-santos.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/7/debora-rieira-dias-tavares.jpg)
![](https://files.uniaraxa.edu.br/assets/apps/lms/img/6296-22371.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/fabio-augusto-martins.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/ivana-guimaraes-lodi.jpg)
![](https://files.uniaraxa.edu.br/assets/apps/lms/img/19892-46388.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2015/6/maria-celeste-moura-andrade.jpg)
![](https://apps.uniaraxa.edu.br/assets/site/2017/7/prof-nelio.jpg)
![](https://files.uniaraxa.edu.br/assets/apps/lms/img/22104-49035.jpg)
![](https://files.uniaraxa.edu.br/assets/apps/lms/img/18187-43380.png)
Laboratórios utilizados pelo Curso
Atividades do Curso