UNIARAXÁ | Centro Universitário do Planalto de Araxá | Graduação e Pós-Graduação Presencial e EAD Autoavalicao-Institucional-Informacoes-Gerais - Centro Universitário do Planalto de Araxá

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - INFORMAÇÕES GERAIS

Informações gerais sobre o processo de autoavaliação, metodologia utilizada, sua importância e as funções da Comissão Própria de Avaliação - CPA
O que é o processo de autoavaliação

O processo de autoavaliação institucional do UNIARAXÁ é um processo dinâmico e visa a uma prática avaliativa de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, levando em conta os aspectos técnico, político, cultural e ético da Instituição.

Princípios que regem a autoavaliação institucional

A autoavaliação institucional defendida pelo UNIARAXÁ inclui os seguintes objetivos:

subsidiar a comunidade acadêmica para o planejamento e a tomada de decisões;

contribuir para a definição de políticas e a construção de uma cultura institucional de valorização da avaliação como pré-requisito para o planejamento do desenvolvimento acadêmico;

produzir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento da qualidade institucional e

desencadear um processo pedagógico de aprendizado do saber/fazer acadêmico, pelo confronto entre a auto-avaliação e a avaliação externa da universidade e o relacionamento dialético entr a avaliação e o planejamento institucional.

Importância da avaliação

A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que reflitam, sem mascaramento, a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de todos seja levada ás instâncias decisórias e que essas opiniões subsidiam de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.

É tarefa de toda a comunidade acadêmica, preocupada com a qualidade institucional, integrar diversos procedimentos e instrumentos avaliativos que permitam à implementação de medidas e ações de melhoramento. A avaliação institucional não é um processo sem direção e sem planejamento, requer uma instância interna que incentive, coordene e possibilite a articulação e a coerência de diversos instrumentos avaliativos, operando com procedimentos metodológicos e operacionaus comuns que permitam a cada instituição conhecer e avaliar o seu desempenho quantitativo e qualitativo

Funções da CPA

1.Elaborar e executar o projeto de auto-avaliação da Instituição

2.Conduzir os processos de auto-avaliação da Instituição e encaminhar parecer para as tomadas de decisões

3.Propor e acompanhar a implementação de ações formativas

4.Orientar os trabalhos das Comissões Setoriais da Avaliação

5.Sistematizar e analisar as informações do processo de auto-avaliação da Instituição

6.Acompanhar os processos de avaliação externa da Instituição e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

7.Implementar ações visando à sensibilização da comunidade universitária para o processo de avaliação na Instituição

8.Fomentar a produção e socialização do conhecimento na área de avaliação

9.Disseminar, permanentemente, informações sobre avaliação

10.Avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos internos de avaliação já existentes na Instituição para subsidiar os novos procedimentos

11.Acompanhar, permanentemente, o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógica da Instituição e apresentar sugestões

12.Articular-se com as Comissões Próprias de Avaliação de outras IES e com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior

13.Informar suas atividades ao Conselho Universitário, mediante a apresentação de relatórios, pareceres e recomendações

Quem avalia a Instituição

Alunos da graduação e Pós-Graduação

Coordenadores de cursos

Funcionários

Professores

Gestores

Comunidade externa

Egressos

Como avaliar?

Questionários

Entrevistas

Análise documental

Utilização de dados produzidos pela Instituição