A acessibilidade é definida pelo Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, na oferta de condições plenas para a utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, de espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, de edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
O UNIARAXÁ, desde a sua fundação, tem se preocupado em atender a comunidade acadêmica de forma plena em todas as necessidades acadêmicas e pedagógicas, proporcionando-lhes, para isto, ferramentas e condições que possibilitem o desenvolvimento integral e efetiva em sua formação. A responsabilidade social do UNIARAXÁ enfatiza a inclusão educacional e social, bem como, o desenvolvimento econômico, cultural e profissional dos que, direta ou indiretamente, são sujeitos de suas ações.
Dessa forma, o UNIARAXÁ oferece e desenvolve programas permanentes, voltados para a inclusão de pessoas com deficiência, propiciando-lhes condições para a utilização dos espaços acadêmicos e pedagógicos, com segurança e autonomia, de forma total ou assistida, respeitando a diversidade das habilidades humanas e desenvolvendo ações e técnicas colaborativas, com o intuito de promover condições igualitárias para toda a Comunidade Acadêmica.
A Instituição procura, ainda, constantemente, observar todos os principais Dispositivos Legais e Normativos, os quais enfatizam a Educação de Qualidade para todos, reforçando o direcionamento de ações pedagógicas que oportunizem a universalização de acesso à Educação Superior.
Nesse encadeamento de recomendações legais da Educação Inclusiva, o UNIARAXÁ realiza ações contínuas, acerca das práticas educacionais, com foco na desigualdade social de diversos grupos, procurando identificar as potencialidades e as vulnerabilidades sociais, econômicas e culturais, de sua realidade local e global, a fim de promover a inclusão plena; e, promove acessibilidade, em seu sentido pleno, não só aos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, mas também aos professores, funcionários e à população que frequenta a Instituição e se beneficia, de alguma forma, de seus serviços.
O UNIARAXÁ possui Política de Atendimento, direcionada ao Estudante com Deficiência, estabelecida por maip de diversas ações desenvolvidas; dentre elas, destaca-se o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do UNIARAXÁ, cujo objetivo é de produzir recursos e ferramentas para que os estudantes, em suas singularidades, construam a sua formação acadêmica com qualidade. Este Núcleo prevê, ainda, o desenvolvimento de ações, direcionadas ao acesso, à inclusão social, à permanência e à qualidade do ensino ofertado pela Instituição.
Em atendimento às necessidades legais, foi instituída a Portaria 01/2015, da reitoria do UNIARAXÁ, criando o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do UNIARAXÁ, composto por funcionários, docentes, representantes da comunidade civil e acadêmica.
Este Núcleo de Inclusão e Acessibilidade foi implantado com o compromisso de responder pela organização de ações institucionais que garantam a integração de pessoas com deficiência à vida acadêmica; buscando melhorar o seu acesso a todos os espaços, ambientes, ações e processos desenvolvidos pela Instituição, assim como integrar e articular as demais atividades para a inclusão educacional e social dessas pessoas.
Portaria de nomeação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade
Funcionária capacitada para o atendimento às demandas de acessibilidade assistida e de inclusão.
Funcionário capacitado para o atendimento às demandas de acessibilidade assistida e de inclusão.
Os funcionários designados para esta função estão distribuídos em períodos de atendimento conforme demanda, sendo a funcionária Solange Teixeira no periodo da manhã e tarde e o funcionário Gustavo Veríssimo Pereira no período de tarde a noite.
Acessibilidade no UNIARAXÁ
Contratação de consultoria especializada para a reformulação e o aprimoramento dos acessos a todos os blocos da IES(Instituição de Ensino Superior).
Realização de pesquisa junto à Comunidade Acadêmica, por meio de questionários, no sentido de identificar, no início de cada semestre, em uma ação conjunta com as Coordenações dos Cursos, os estudantes que apresentem deficiência (auditiva, visual, motora, entre outras).
Levantamento de dados junto à Comunidade Acadêmica, por meio da Avaliação Institucional realizada semestralmente, com o intuito de identificar as necessidades dos estudantes, quanto ao companhamento das aulas e à acessibilidade aos espaços da unidade.
Todos os Requisitos Legais estão, integralmente, coerentes às Políticas Institucionais do UNIARAXÁ, inclusive, articulados em todas as instâncias educacionais e com Resoluções específicas, aprovadas no Conselho Universitário (Resoluções 006/2015, 007/2015, 008/2015 e 009/2015 do Conselho Universitário) as quais direcionam o atendimento à expansão do conhecimento e à discussão de temas, relacionados às Legislações vigentes.